Brasileiros podem fazer viagens internacionais sem visto em mais de 100 países ao redor do mundo. Confira algumas opções, separadas por região.
Pra muita gente, planejar uma viagem internacional é incrível, mas quando chega a etapa de tirar o visto de turismo, bate aquela “deprê”, pois lá vem burocracia, formulários extensos, alto gasto com taxas e um tempão considerável na fila de consulados ou embaixadas (que nem sempre estão perto de você, inclusive!).
A boa notícia para quem gostaria de pular essa etapa é que há mais de 100 países ao redor do mundo em que brasileiros podem entrar sem visto. Um alívio! Para visitar o destino escolhido dentre esses países é preciso, geralmente, apenas receber um carimbo de admissão em algum de seus postos de fronteira (Recomendamos que consulte previamente as regras de admissão antes da viagem, pois as políticas desses países podem ter sido alteradas).
Confira algumas opções, separadas por região:
Argentina
Bolívia
Chile, Colômbia
Equador
Guiana
Paraguai, Peru
Suriname
Uruguai
Venezuela
Fique atento: em nove países da América do Sul você pode entrar usando apenas seu documento de identidade (RG), são eles: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Belize
Costa Rica
El Salvador
Guatemala
Honduras
Nicarágua
Panamá
Antígua, Aruba
Barbuda, Bahamas, Barbados
Curaçau
Domínica
Granada
Haiti
Jamaica
México
República Dominicana
Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Martinho, São Vicente e Granadinas
Trinidade e Tobago
A Europa está entre as regiões que menos pedem visto para brasileiros, além da América do Sul. São 40 países que não fazem esta exigência na região, dentre eles:
Alemanha, Andorra, Áustria
Bélgica, Bósnia, Bulgária
Croácia
Dinamarca
Eslováquia, Eslovênia
Espanha
Finlândia, França
Grécia
Holanda, Hungria
Irlanda, Islândia, Itália
Mônaco
Noruega
Polônia, Portugal
Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Rússia
Suécia, Suíça, San Marino
Turquia, Ucrânia
Vaticano
Fique atento: nações como Alemanha, Espanha e França não pedem visto para brasileiros, mas exigem passagem de ao Brasil e comprovantes de recursos financeiros. Além disso, vários países da Comunidade Europeia – participantes do Tratado de Schengen, exigem dos turistas estrangeiros a contratação de um seguro viagem com cobertura para assistência médica e repatriação funerária e sanitária.
Compreenda mais nesse post blog: Seguro viagem internacional é importante?
África do Sul
Botsuana
Ilhas Seychelles
Marrocos
Namíbia
Tunísia
Cazaquistão, Cingapura, Coreia do Sul
Filipinas
Hong Kong
Ilhas Maldivas, Israel
Macau, Malásia, Mongólia
Tailândia, Turquia
Fique atento: na Coréia do Sul, por exemplo, o turista pode permanecer por até 90 dias. Se for ficar mais tempo, é preciso tirar visto.
Ilhas Fiji, Ilhas Tuvalu,
Micronésia
Nauru, Nova Zelândia
República do Palau
Samoa
Tonga
Veja mais: Devo levar cartão pré-pago em minha viagem internacional?