Vacinas para tomar antes de viajar para o exterior
15 de janeiro de 2018
Destinos para passar a Páscoa fora do Brasil gastando pouco
22 de fevereiro de 2018
Exibir tudo

Perdi meus documentos no exterior. O que fazer?

                      Se a situação for de perda, roubo ou furto do passaporte faça um boletim de ocorrência na delegacia e vá ao Consulado ou Embaixada brasileiros.

 

Com tanta novidade e a agenda movimentada de um período férias, estudo ou trabalho fora do Brasil é normal que alguma coisa passe “batido”. Tudo começa com aquela sensação de que você está esquecendo alguma coisa de que não consegue se lembrar. Daí, alguém te pede os documentos. Passa as mãos nos bolsos, olha dentro da carteira, mexe e remexe dentro da bolsa e….caramba! A sensação foi realmente um aviso de que algo ficou para trás: seus documentos pessoais, entre eles, o passaporte.

Embora o esquecimento faça parte do processo de aprendizagem, todos nos revoltamos contra essa traição do cérebro, às vezes, nas horas mais inconvenientes. Porém, não precisa estragar seu dia. Nesses momentos, o mais importante é manter a calma e saber o que fazer ao perceber que seus documentos não estão mais com você.

Certifique-se se deixou o passaporte em algum lugar que ainda possa buscar, como no hotel. Se a situação for de perda, roubo ou furto dos seus documentos no exterior siga esses passos:

  • Procure a delegacia mais próxima e faça o registro da ocorrência (boletim de ocorrência).
  • Em seguida, vá pessoalmente ao Consulado ou Embaixada do Brasil no país em que você está e relate o ocorrido. Se você estiver em uma cidade sem representação brasileira será preciso viajar até ao consulado mais próximo. É no Consulado ou na Embaixada que você conseguirá um novo passaporte (se ainda for viajar para outros países) ou uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), que só pode ser utilizada apenas uma vez para voltar ao País.

É importante que esses procedimentos sejam realizados o mais rápido possível. Vale lembrar que os órgãos consulares não abrem aos finais de semana e feriado. Consulte os endereços de Consulados e Embaixadas aqui.

 

Documento de identidade brasileiro

Se estiver utilizando um documento de identidade brasileiro para viajar pela América Latina e este for roubado ou furtado, depois de fazer o boletim de ocorrência policial, o Consulado poderá lhe fornecer a ARB.

 

Custos

Há uma taxa a ser paga para a confecção do passaporte nesses órgãos, que custa, geralmente, o dobro do preço da renovação no Brasil. Dependendo da urgência e da época do ano em que foi solicitado, o novo passaporte pode ficar pronto no mesmo dia ou em poucos dias.

A Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) é gratuita e emitida na hora.

 

Documentos exigidos

Para a emissão do novo passaporte ou da ARB o Consulado ou a Embaixada brasileiros costumam pedir alguns documentos, como o boletim de ocorrência policial, documentos brasileiros originais ou fotocópias autenticadas – como RG, certidão de nascimento ou de certidão de casamento – acompanhadas de outro documento brasileiro com foto.

Você pode solicitar que alguém te mande uma cópia por fax ou email do Brasil, por exemplo.

Os consulados podem exigir ainda o título de eleitor e o certificado de reservista para os homens para um novo passaporte.

 

Cartão de débito pré-pago

Se o seu cartão de débito internacional pré-pago foi roubado, basta ligar imediatamente para a central de atendimento da operadora e solicitar o cancelamento do cartão. O cliente ainda pode requisitar um novo cartão ou saque emergencial de valores até o limite disponível no cartão gratuitamente.

O prazo para a reposição do cartão varia de acordo com a região ou localidade onde o mesmo deverá ser entregue.

 

Mais informações no site do Ministério das Relações Exteriores.

A gente espera que dores de cabeça como essas não aconteçam com você, mas, se por ventura ocorrer, você já sabe o que fazer. Depois que tudo estiver resolvido. Respire fundo. Tudo está bem!

 

Veja mais: Seguro viagem internacional é importante?