Para comprovar que está devidamente vacinado é preciso apresentar o Certificado Internacional de Vacinação à imigração logo que chegar no país de destino.
Em tempos de surto de Febre Amarela em alguns Estados brasileiros, como Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, vale abordamos aqui sobre as vacinas que todo viajante procedente do Brasil precisa tomar antes de embarcar para o exterior.
Alguns países exigem Certificado de Vacinação Internacional (CVI), documento que comprova a vacinação contra a Febre Amarela ou outras doenças. Essa determinação está prevista no Regulamento Sanitário Internacional (RSI).
Como a exigência com relação às vacinas podem variar de um país para o outro e também ao longo do tempo, recomendamos que você entre em contato com o consulado ou embaixada do país que deseja visitar para confirmar as informações antes de fazer as malas.
Confira tabela:
Vacinas contra difteria, tétano, hepatite B, sarampo, caxumba, rubéola e tuberculose são recomendadas para todo tipo de viagem.
Muito embora alguns aeroportos internacionais do Brasil – como Viracopos (Campinas/SP), Cumbica (Guarulhos/SP) e Galeão (Rio de Janeiro/RJ) – tenham Centros de Orientação para a Saúde do Viajante, que estão habilitados a aplicar algumas vacinas, é preciso ficar atento ao prazo de antecedência da imunização. Deixar para a última hora pode ser roubada!
A vacina contra a Febre Amarela é necessária para países da América do Sul e do continente africano. A dose deve ser aplicada com antecedência de 10 dias da data da viagem. E não vale a dose fracionada, precisa ter sido imunizado com a dose padrão (0,5 ml).
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Panamá, Nicarágua, Venezuela, Costa Rica, Equador e Cuba passaram a exigir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra a Febre Amarela para todos os viajantes acima de nove meses de idade procedentes do Brasil, inclusive viajantes que fizerem conexão por mais de 12 horas.
Confira abaixo (no final deste post blog) a lista completa de países que exigem certificado de vacina da Febre Amarela, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para comprovar que você está devidamente vacinado é preciso apresentar o Certificado Internacional de Vacinação à imigração logo que chegar no país de destino. O certificado assemelha-se a uma carteira de vacinação e contém informações sobre o histórico de vacinas de cada indivíduo.
A emissão do certificado pode ser solicitada, gratuitamente, em postos da Anvisa localizados em portos, aeroportos e fronteiras. Para isso, basta apresentar sua carteira de vacinação nacional e documentos pessoais, como Carteira de Identidade (RG), Passaporte e carteira de Motorista (CNH) válida. A certidão de nascimento é aceita para menores de 18 anos. Para maiores de idade é imprescindível a presença do viajante.
O certificado também pode ser emitido em Unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) credenciadas, como postos de saúde e hospitais, e em clínicas particulares credenciadas.
Mais informações no site da Anvisa ou pelo Disque Saúde (0800-61-1997).
Veja mais: Países que não exigem visto de brasileiros