Saiba quais são os destinos onde sua moeda estrangeira rende mais
26 de abril de 2017
Devo levar cartão pré-pago em minha viagem internacional?
16 de junho de 2017
Exibir tudo

4 formas de enviar ou receber dinheiro do exterior

Conheça as modalidades de remessa mais comuns e economize nas taxas cobradas para a movimentação dos recursos

Diante da crise que assola o Brasil é cada vez mais comum encontrarmos pessoas que desejam viver no exterior e ganhar mais dinheiro costuma ser o objetivo da maioria delas. Mas quem deixa a pátria normalmente mantém vínculos financeiros com os familiares que ficaram para trás.

Há dados da consultoria Aite Group revelam que o volume transferido para fora é significativamente menor do que aquele que aporta no Brasil. Enfim, seja com o interesse de receber ou enviar recursos para o exterior, saiba que as remessas podem ser feitas para as mais diversas moedas, em vários países, em um processo rápido, seguro e sem necessidade de conta bancária, como é o caso do MoneyGram (Money Transfer).

A MoneyGram

É uma empresa global líder em transferências de dinheiro entre países. Seu serviço é reconhecido como um dos mais avançados e seguros do mundo, permitindo o envio de valores para mais de 190 países. Algumas casas de câmbio, como a Vipitur, são correspondentes da MoneyGram no Brasil.

Para fazer a transferências de dinheiro entre países vale a cotação da moeda estrangeira do dia mais taxa, que varia conforme a quantidade transferida.

4 passos para ENVIAR com MoneyGram

1) Vá até uma casa de câmbio correspondente da MoneyGram  no Brasil e apresente um documento com foto

2) Informe os dados do destinatário e o valor a ser enviado

3) Receba o número de referência da operação e o recibo para assinar

4) Comunique ao destinatário o valor e o número de referência.

4 passos para RECEBER com MoneyGram

1) O remetente irá informá-lo sobre o valor e o número de referência

2) Passe para uma casa de câmbio correspondente da MoneyGram  no Brasil o número de referência da operação e o seu documento com foto

3) A casa de câmbio correspondente irá verificará se o dinheiro já está disponível para retirada

4) Você recebe o dinheiro, inclusive, com a comodidade de receber o valor diretamente em sua conta bancária.

Bancos no exterior

Os bancos no exterior costumam cobrar de 20 a 40 dólares para fazer a remessa do dinheiro. No Brasil, a ordem de pagamento recebida abate de 20 a 100 dólares do montante que chega ao país, valor que varia conforme a quantidade transferida e com limite de quantia.

Abrir conta em outro país

Segue os mesmos requisitos necessários no Brasil: apresentação de comprovante de renda, residência e documentos. Ao cliente brasileiro de um banco estrangeiro, cabe a obrigação de informar anualmente o Banco Central sobre os ativos mantidos no exterior caso eles ultrapassem 100 mil dólares.

Mas se o objetivo é transferir dinheiro, a abertura da conta só vale a pena se o migrante precisar do banco para outros propósitos (considerando que há os custos do processo em si, o ônus da abertura de conta e a cobrança de todas as taxas em moeda estrangeira).

Exatamente por isso, o processo não compensa para um estudante de intercâmbio, por exemplo, que não irá trabalhar e nem receber qualquer remuneração lá fora.

Correios

Os Correios também realizam o envio e recebimento de valores para 41 países, sempre em dólar ou euro, através de um serviço chamado Vale Postal Eletrônico. O dinheiro é remetido ou sacado nas agências postais credenciadas no exterior e a transferência é finalizada dentro de um prazo que varia entre 5 e 15 dias úteis.

O limite máximo para as remessas varia em função dos acordos firmados entre as nações. Para Madagascar, por exemplo, o teto da remessa é de 300 dólares, ao passo que o valor cresce para 5 mil euros se o destino for a Polônia. O recebimento do dinheiro no Brasil é de no máximo 3 mil euros, valor que também varia conforme a política acordada entre os países.

Vale lembrar que o serviço não está disponível para o recebimento de dinheiro dos Estados Unidos, de onde sai a maior quantia destinada ao Brasil.

Seja qual for o lugar de destino da transferência, o preço da operação é de 35 reais mais 1,5% do valor da remessa.